facebook instagram
Cuiabá, 22 de Julho de 2024
logo
22 de Julho de 2024

Eleitoral Terça-feira, 17 de Março de 2020, 14:23 - A | A

17 de Março de 2020, 14h:23 - A | A

Eleitoral / RISCO DE CONTAMINAÇÃO

TSE suspende eleição suplementar ao Senado em MT por causa do coronavírus

A decisão, que é desta terça-feira (17), levou em consideração a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de evitar aglomeração de pessoas em razão do risco de contágio do novo coronavírus (Covid-19)

Lucielly Melo



A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, suspendeu a eleição suplementar ao Senado em Mato Grosso, que estava marcada para ocorrer no próximo dia 26 de abril.

A decisão, que é desta terça-feira (17), levou em consideração a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de evitar aglomeração de pessoas em razão do risco de contágio do novo coronavírus (Covid-19).

Na semana passada, Weber havia negado o pedido do governador Mauro Mendes, que requereu o adiamento do pleito justamente por causa da doença. Mas, após o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargador Gilberto Giraldelli, informá-la sobre o risco de continuar com os preparativos do evento eleitoral, a ministra decidiu pela suspensão.

"O superveniente agravamento da capacidade de o Novo Coronavírus (COVID-19) infectar grande parte da população de forma simultânea, mesmo em locais que não tenham sido identificados como transmissão interna, e a recente classificação da patologia como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendam, além da adoção de medidas higiênicas, providências tendentes a restringir a aglomeração de pessoas, como ocorre durante a realização de eleições".

Weber ainda esclareceu que não há previsão para uma nova data, mas que a eleição suplementar pode ocorrer juntamente com as eleições para a escolha de prefeitos e vereadores.

"Assim determino a suspensão da realização da eleição para um cargo de Senador e respectivos suplentes no Estado de Mato Grosso - programada, conforme estabelece a Resolução nº 2.404/2020 do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso, para ocorrer em 26 de abril de 2020--, até nova deliberação sobre a matéria, quando será designada nova data, com a maior brevidade possível, atendidas as necessidades inerentes à preparação daquela eleição, sem descartar a possibilidade se ser ela realizada simultaneamente às eleições municipais de 2020”.

LEIA ABAIXO A DECISÃO: