A Justiça Eleitoral de Mato Grosso já apreciou, até o momento, 20 prestações de contas de campanha dos candidatos eleitos no pleito de 2022. Só na sessão plenária desta segunda-feira (5), foram julgados seis processos dessa natureza.
A meta é apreciar as 47 prestações de contas de todos os eleitos até a cerimônia de diplomação, que ocorre no próximo dia 15 de dezembro.
Do total de contas julgadas, 16 são do cargo de deputado estadual e quatro referentes ao cargo de deputado federal. Já entre o total de prestações de contas referentes a candidatos eleitos que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) apreciará, 27 estão pendentes de julgamento, entre titulares e suplentes.
Embora a desaprovação das contas não impeça o recebimento do diploma, estão sendo priorizados os processos dos eleitos, ou seja: 24 deputados estaduais, 8 deputados federais, um senador e dois suplentes e um governador.
A não prestação de contas, porém, é condição que impede a diplomação. No caso de Mato Grosso, todos os eleitos apresentaram os comprovantes dos gastos com campanha. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)