facebook instagram
Cuiabá, 22 de Julho de 2024
logo
22 de Julho de 2024

Eleitoral Terça-feira, 29 de Setembro de 2020, 09:19 - A | A

29 de Setembro de 2020, 09h:19 - A | A

Eleitoral / ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Sete municípios de MT terão chapa única disputando a prefeitura

A legislação não possui dispositivo específico que trate de uma candidatura única, ou seja, ela não condiciona a validade da eleição a um determinado percentual de comparecimento do eleitorado apto a votar

Da Redação



A Justiça Eleitoral de Mato Grosso registrou 479 candidatos concorrendo ao cargo de prefeito nos 141 municípios do Estado.

O diferencial está na disputa de sete prefeituras, onde apenas uma chapa irá concorrer ao cargo. São elas: Castanheira, Itanhangá, Marcelândia, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Salto do Céu e União do Sul.

A legislação não possui dispositivo específico que trate de uma candidatura única, ou seja, ela não condiciona a validade da eleição a um determinado percentual de comparecimento do eleitorado apto a votar.

Dessa forma, pela Lei nº 9.504/97, estão eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito os candidatos que obtiverem a maioria ou absoluta de votos, nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Não são computados os votos em branco e os nulos.

Veja abaixo a lista com os sete candidatos que irão disputar sozinhos as prefeituras:

Em Castanheira, município com 5,5 mil eleitores, Jakson de Oliveira Rio Júnior, candidato pela coligação ‘Castanheira não pode parar (PT, MDB, PSB e PSD). Clique aqui e veja a candidatura.

Em Itanhangá, o candidato Edu Laudi Pascoski, da coligação ‘Itanhangá no rumo certo (PP, PL, PSB), também disputa sozinho a prefeitura. O município possui 5 mil eleitores. Clique aqui e veja a candidatura.

No município de Marcelândia, com 8,8 mil eleitores, a coligação ‘Unidos por Marcelândia (PDT / PL / DEM / PSDB / Patriota e Solidariedade), lançou a candidatura Celso Luiz Padovani. As informações da candidatura estão disponíveis aqui.

Com 1,9 mil eleitores, o município de Ponte Branca terá a prefeitura disputada pela chapa ‘Juntos podemos mais (PP e Pode), encabeçada por Clenei Parreira da Silva. As informações podem ser acessadas aqui.

Em Porto Alegre do Norte, município com 8 mil eleitores, a coligação ‘Mãos firmes e trabalho de todos’ será a única a disputar a prefeitura. Composta pelos partidos PSB, MDB, PDT e PP, o grupo concorre ao cargo de prefeito com o candidato Daniel do Lago. Veja a proposta de governo aqui.

Mauto Teixeira Espindola, o professor Mauto, é o único candidato à prefeitura em Salto do Céu. Representando a coligação ‘Salto do Céu no caminho certo (DEM e Solidariedade). Ele irá concorrer pelo voto dos 2,9 mil eleitores do município. Clique aqui e veja os documentos de sua candidatura.

União do Sul, com 2,6 mil eleitores, também terá um único candidato disputando a prefeitura. Pela coligação ‘O trabalho Continua (MDB e PSD), Claudiomiro Jacinto de Queiroz, o Claudio do Posto, disputa a reeleição. Veja aqui a documentação do candidato. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)