facebook instagram
Cuiabá, 22 de Julho de 2024
logo
22 de Julho de 2024

Eleitoral Sábado, 07 de Novembro de 2020, 08:30 - A | A

07 de Novembro de 2020, 08h:30 - A | A

Eleitoral / ELEIÇÕES 2020

Mais de R$ 2,3 milhões de eleitores de MT poderão votar este ano

O eleitor deve consultar o local de votação, pois alguns locais estavam sem condições adequados de uso e os eleitores foram transferidos para uma nova localidade

Da Redação



Em Mato Grosso, 2.317.102 eleitores estão com a situação regular perante a Justiça Eleitoral e, portanto, estão aptos a votar nas eleições municipais e suplementar para o cargo de senador que acontecerão no próximo dia 15.

O eleitor deve votar primeiro para vereador, em seguida prefeito e por fim, senador. Para quem tem dificuldade de decorar o número de identificação dos candidatos, a Justiça Eleitoral orienta a levar a colinha.

Para o dia da eleição, o cidadão deve cumprir o protocolo sanitário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral. O uso de máscara é obrigatório, bem como higienizar as mãos antes e depois de votar e manter o distanciamento social. Se possível, o eleitor deve levar a caneta para assinar o caderno de votação.

Por conta da pandemia, o horário da votação este ano foi estendido em uma hora e será das 7h às 17h. De 7h às 10h terá preferência para votar os maiores de 60 anos, mas atenção, trata-se de atendimento preferencial e não exclusivo.

Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto e não é preciso apresentar o título impresso. Quem fez o cadastro biométrico pode apresentar o e-Título como documento de identificação. O documento de identificação não deve ser entregue ao mesário, mas apenas, mostrado a uma distância segura.

O eleitor deve consultar o local de votação, pois alguns locais estavam sem condições adequados de uso e os eleitores foram transferidos para uma nova localidade.

Biometria

Este ano, por conta da pandemia e diante da impossibilidade de higienizar o leitor biométrico sem prejuízo de danificar o equipamento, não será realizado o reconhecimento biométrico do eleitor. Isso não significa que quem não fez a biometria poderá votar.

Os eleitores dos 34 municípios a seguir elencados e que não fizeram o cadastramento biométrico estão com o título cancelado e, portanto, não poderão votar: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Poconé, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Jaciara, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, Campo Verde, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nortelândia, Nova Santa Helena, Cocalinho, Nova Brasilândia, Campos de Júlio, Acorizal, Araguaiana, Torixoréu, Indiavaí, Luciara, Ribeirãozinho, Planalto da Serra, Vale de São Domingos, Serra Nova Dourada, Araguainha e Ponte Branca.

Nos demais municípios todos os eleitores que estiverem regular com a Justiça Eleitoral poderão votar, mesmo que não tenham feito a biometria. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)