facebook instagram
Cuiabá, 20 de Julho de 2024
logo
20 de Julho de 2024

Eleitoral Terça-feira, 03 de Novembro de 2020, 08:53 - A | A

03 de Novembro de 2020, 08h:53 - A | A

Eleitoral / ELEIÇÕES 2020

Eleitor tem até amanhã para solicitar segunda via de título

Para a emissão da segunda via do título, o cidadão deve estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não pode ter débitos pendentes

Da Redação



Termina nesta quinta-feira (5), o prazo para o eleitor solicitar a segunda via do título no cartório eleitoral da zona onde está cadastrado.

A previsão consta do calendário das eleições municipais de 2020.

Para a emissão da segunda via do título, o cidadão deve estar quite com a Justiça Eleitoral, ou seja, não pode ter débitos pendentes – como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, como o de mesário – ou ainda ter recebido multas em razão da violação de dispositivos do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965), da Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e normas conexas.

Outros documentos

O título não é o único documento que possibilita a participação nas eleições. O eleitor pode se apresentar à mesa de votação trazendo consigo qualquer documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou a carteira de motorista.

O cidadão cuja inscrição eleitoral estiver em situação regular tem como alternativa ao título de papel a versão digital do documento, o e-Título, que pode ser obtido gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

O e-Título serve como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o cadastramento biométrico. Isso porque a versão digital será baixada com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento no momento do voto.

O aplicativo também informa o local de votação e, por meio de ferramentas de geolocalização, guia o usuário até sua seção eleitoral.

Além disso, o app oferece serviços como a emissão de certidões de quitação eleitoral e negativa de crimes eleitorais.

O local de votação ainda pode ser conhecido no portal do Tribunal Superior Eleitoral, na seção Serviço ao eleitor. A consulta pode ser feita pelo nome do eleitor ou número do título, data de nascimento e nome da mãe. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)