A Justiça Eleitoral de Mato Grosso recebeu, via aplicativo Pardal, 558 denúncias, entre 16 de agosto e o dia do primeiro turno das eleições deste ano, realizado no último dia 2.
Em 2018, contabilizando todo o processo eleitoral, foram feitas 959 denúncias relacionadas a propaganda eleitoral irregular pelo aplicativo.
Ainda que o dado de 2022 englobe apenas o primeiro turno, a estimativa é que o número não aumente muito até o segundo turno, que ocorrerá em 30 de outubro.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou que a queda no número de denúncias é reflexo do retorno positivo de partidos, coligações e federações ao trabalho de conscientização feito pela Justiça Eleitoral.
“Temos realizado reuniões periódicas com os representantes de partidos políticos, repassando orientações, tirando dúvidas e ressaltando a importância de fazer uma campanha limpa. Quem ganha é a sociedade e os próprios candidatos”.
Ouvidoria
O ouvidor eleitoral do TRE-MT, juiz-membro Jackson Francisco Coleta Coutinho, avaliou como positivos os números da Ouvidoria, que recebeu 9.412 demandas neste ano, um volume 274% maior que o número registrado em setembro de 2018, quando foi realizada a última eleição geral. Naquela ocasião, houve 2.516 demandas.
Em comparação com o mesmo mês de 2020, nas eleições municipais, o aumento é de 153%, já que foram 3.715 demandas.
“Nós sempre divulgamos os canais de contato, mas isso acaba sendo intensificado no período da eleição. Nosso principal objetivo é atender os eleitores de forma satisfatória, e a implantação do serviço de atendimento 24 horas foi uma das iniciativas pensadas neste sentido”. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)