facebook instagram
Cuiabá, 12 de Setembro de 2024
logo
12 de Setembro de 2024

Cível Segunda-feira, 27 de Maio de 2024, 10:24 - A | A

27 de Maio de 2024, 10h:24 - A | A

Cível / DURANTE BANHO

MPF apura caso de paciente que sofreu queimaduras em hospital

A apuração buscar identificar possíveis riscos relativos à integridade física e psíquica e à segurança dos pacientes do hospital

Da Redação



O Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito para apurar a responsabilidade de profissionais do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), vinculado à Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por queimaduras de segundo grau ocorridas no corpo de um paciente internado com neuropatia.

Também serão investigadas as condutas adotadas pelas equipes de saúde para atendimento aos demais pacientes.

O caso ocorreu em julho de 2023, durante banho realizado pela equipe hospitalar. Até o momento, as investigações internas conduzidas pelo Setor de Gestão de Qualidade do hospital não foram concluídas, necessitando o aprofundamento da apuração pelo MPF.

De acordo com a procuradora da República Denise Slhessarenko, que investiga o caso, para além do direito individual do paciente que sofreu as queimaduras, a situação aponta para a necessidade de atuação do MPF na defesa do direito coletivo à saúde de todos os pacientes e usuários dos serviços do HUJM.

A apuração buscar identificar possíveis riscos relativos à integridade física e psíquica e à segurança dos pacientes do hospital.

Um dos pontos a serem esclarecidos pelo inquérito é se o caso da paciente foi isolado ou se outras pessoas já sofreram o mesmo tipo de lesão enquanto estavam sob a tutela do hospital.

Para tanto, o MPF deve apurar se há algum tipo de comprometimento na estrutura física da unidade hospitalar ou no procedimento de suas equipes de profissionais de saúde. (Com informações da Assessoria do MPF-MT)