Da Redação
A Defensoria Pública de Mato Grosso conseguiu, na Justiça, decisão liminar que determinou a transferência de um recém-nascido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Ele nasceu às 23h de sábado (13), em Primavera do Leste, com uma má formação congênita que o impede de respirar normalmente.
A decisão foi dada pelo juiz plantonista Moacir Tortato, neste domingo (14).
O defensor público que entrou com o pedido liminar, Rafael Cardoso, explicou que o caso de bebê é de extrema urgência, já que a má formação impede que a criança respira normalmente. Ele informou que o laudo médico anexado ao processo indicava que a cirurgia deveria ser feita em 24h, após o nascimento do bebê.
O diagnóstico do recém-nascido é de hérnia diafragmática congênita, que faz com que o conteúdo do abdome (alças intestinais) invada o tórax e impeçam o pulmão de se expandir. Isso ocorre porque o músculo diafragma, responsável por separar o conteúdo abdominal do conteúdo torácico, não se formou completamente.
A cirurgia ainda não tem hora marcada, mas todos os procedimentos para a transferência e realização do procedimento já estão em andamento, informou o defensor. (Com informações da Assessoria da Defensoria Pública)