facebook instagram
Cuiabá, 22 de Julho de 2024
logo
22 de Julho de 2024

Cível Terça-feira, 17 de Novembro de 2020, 11:19 - A | A

17 de Novembro de 2020, 11h:19 - A | A

Cível / ESQUEMA NA ASSEMBLEIA

Juíza manda defesa de Riva anexar delação premiada em mais 20 processos

Réu em inúmeras ações que apuram o desvio de milhões da Casa Legislativa, na época em que era presidente do órgão, Riva passou a ser delator nos processos após revelar detalhes do esquema e entregar possíveis beneficiários

Lucielly Melo



A defesa do ex-deputado estadual, José Geraldo Riva, tem 20 dias para juntar os termos do acordo de colaboração premiada em mais 20 processos que ele responde na Justiça por orquestrar esquemas de desvios na Assembleia Legislativa.

A determinação, publicada nesta terça-feira (17), partiu da juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular, onde os processos tramitam.

Réu em inúmeras ações que apuram o desvio de milhões da Casa Legislativa, na época em que era presidente do órgão, Riva passou a ser delator após revelar detalhes do esquema e entregar possíveis beneficiários. O acordo foi homologado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo desembargador Marcos Machado.

Na Justiça, a defesa do ex-parlamentar pediu para que os efeitos da delação recaíssem às penalidades requeridas nas referidas ações.

“Desta forma, concedo ao requerente o prazo de vinte (20) dias para que junte aos autos o anexo da colaboração premiada firmada pelo requerido Jose Geraldo Riva que se refira aos fatos apurados nesta ação”, determinou Vidotti.

Após a juntada dos documentos, os demais réus deverão se manifestar, também pelo prazo de 20 dias.

Entre os investigados estão o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o deputado estadual Romoaldo Júnior, o ex-parlamentar Humberto Melo Bosaipo, além de Geraldo Lauro, José Quirino Pereira, Joel Quirino Pereira, Guilherme da Costa Garcia, Nasser Okde, Varney Figueiredo de Lima, Juracy Brito, José Carlos Freitas Martins, Cristiano Volpato e outros.