Um conflito neste sábado (5) na Fazenda Bauru, conhecida como Magali, localizada em Colniza, resultou na morte de ao menos duas pessoas e sete feridos. A posse da área é do ex-governador Silval Barbosa, que comprou a fazenda junto com o ex-deputado estadual, José Geraldo Riva, mas a propriedade é da Agropecuária Bauru Ltda.
A área é alvo de disputa judicial e a última decisão do juízo da Segunda Vara Cível Especializada em Direito Agrário foi no sentido de determinar que os ocupantes deixassem o local imediatamente, permanecendo 5 km distante da fazenda.
A determinação teria sido descumprida hoje, o que motivou um conflito entre os seguranças da área e invasores.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local junto com equipes da Polícia Militar para verificar a situação.
Alguns dos feridos chegaram a serem levados para a cidade de Juína, para receber atendimento.
A Delegacia de Polícia de Colniza solicitou reforço da Gerência de Operações Especiais (GOE), da Polícia Civil, Ciopaer, da Secretaria de Segurança Pública e peritos da Politec de Cuiabá, para realizar os trabalhos no local do crime e necropsia.
Tragédia anunciada
No ano passado, o Ministério Público do Estado (MPE) notificou o Governo do Estado sobre o risco de conflito armado na fazenda. O local, sofre invasões desde 2000 e foi novamente ocupado por um grupo de 200 pessoas.
A preocupação era de que poderia ocorrer um conflito novamente na região, assim como o registrado em abril de 2017, quando nove trabalhadores rurais foram brutalmente assassinados no Distrito de Taquaruçu do Norte.
No final de outubro, o juiz Emerson Cajango determinou a reintegração de posse imediata da área e fixou multa diária de R$ 1 mil. No entanto, a Polícia Militar não cumpriu a decisão para obrigar os invasores saírem da área, o que levou o magistrado notificar a Secretaria de Estado de Segurança Pública para que a decisão fosse cumprida.
Outras decisões mantiveram a reintegração da posse cujo último mandado foi cumprido no dia 8 de dezembro passado.