O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim, vai encaminhar ao Órgão Especial proposta da advocacia para a criação da 2ª Vara em Guarantã do Norte, no interior do estado.
“A instalação de uma segunda Vara na comarca de Guarantã do Norte é uma reivindicação antiga da advocacia e toda a população da região. Saímos do Tribunal de Justiça muito satisfeitos com a resposta do presidente, desembargador José Zuquin, que se manifestou de forma positiva e disse que já vai encaminhar a propositura para o Órgão Especial”, avaliou a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso.
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, e o vice-presidente, Giovane Santin, acompanharam a presidente da Subseção de Peixoto de Azevedo, Fabiane Lemos, na reunião com o desembargador José Zuquim, o juiz Guilherme Kotovicz e a comitiva de autoridades regionais e estaduais, para apresentar a reivindicação de instalação de mais uma vara para a comarca de Guarantã do Norte.
“A OAB-MT acompanha essa reivindicação há alguns anos e estamos muito felizes de participar nesse momento histórico, que é uma união entre legislativo, executivo, deputados estaduais e a OAB, para solicitarmos a criação da segunda Vara em Guarantã. Temos uma população de aproximadamente 50 mil habitantes e 276 advogados na região, com 500 processos protocolados mensalmente, a resposta positiva do TJMT nos deixa muito felizes”, disse Fabiane Lemos Melo, presidente da 14ª Subseção da OAB-MT que engloba os municípios de Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Matupá, Novo Mundo e Terra Nova do Norte.
O presidente do TJMT, desembargador José Zuquin, lembrou que já recebeu o pedido de uma segunda vara para Guarantã ainda quando era corregedor do Tribunal, que conhece a realidade da região e que a reivindicação é justa.
“Os números justificam a instalação, assumo aqui o compromisso de enviar a propositura, apresentar os números para o colegiado e vamos trabalhar pela instalação da segunda Vara na comarca de Guarantã", afirmou.
“Foi uma reunião extremamente produtiva, mais uma vez, vimos que o diálogo abre caminhos e agora estamos vendo a possibilidade real de uma antiga pauta ser atendida. Com uma nova Vara será possível melhorar a prestação jurisdicional em Guarantã do Norte e região”, completou Gisela Cardoso. (Com informações da Assessoria da OAB-MT)