Um pedido de criação de uma segunda vara em Sorriso motivou a visita de representantes do município e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT). A comitiva, composta pelo prefeito Alei Fernandes, pela presidente da subseção da OAB no município, Carla Guerra, pelo vereador Brendo Braga e pela presidente da OAB/MT, Gisela Cardoso, foi recebida pelo vice-presidente do Tribunal, desembargador Aguimar Peixoto.
Durante a reunião, foram apresentadas propostas para viabilizar a ampliação da estrutura da Justiça do Trabalho em Sorriso, incluindo a doação de um terreno para construção de um novo prédio ou a cooperação do município na expansão das instalações atuais.
Após ouvir as demandas, o desembargador, que assumirá a presidência do Tribunal em 2026, destacou que a instalação de mais uma unidade na cidade depende de estudo técnico de viabilidade e impacto, considerando a movimentação processual e outras variáveis.
“Estamos comprometidos em encontrar uma solução para melhorar o atendimento da demanda trabalhista em Sorriso. Faremos uma análise cuidadosa das alternativas possíveis, tanto para o curto quanto para o médio prazo”, afirmou o presidente eleito.
O prefeito de Sorriso, Alei Fernandes, reforçou que o crescimento acelerado do município indica aumento contínuo das demandas trabalhistas.
“Sorriso é uma cidade em plena expansão, e as projeções só crescem. Isso significa que os processos trabalhistas tendem a acompanhar esse ritmo. Agradeço a receptividade e saio confiante com as perspectivas de avanço”, declarou.
Vara de Sorriso
Criada pela Lei 10.770/2003 e instalada em 22 de julho de 2005, a Vara de Sorriso atende também aos municípios de Boa Esperança do Norte, Ipiranga do Norte e Nova Ubiratã, abrangendo uma população estimada em 130 mil pessoas.
A unidade integra o grupo 5 de varas trabalhistas, com movimentação anual entre 1.501 e 2.000 processos. (Com informações da Assessoria do TRT-MT)






