facebook instagram
Cuiabá, 12 de Maio de 2025

Outros Órgãos Segunda-feira, 21 de Junho de 2021, 15:22 - A | A

Segunda-feira, 21 de Junho de 2021, 15h:22 - A | A

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Vítimas podem ter "botão do pânico" e pedir medidas protetivas por site em MT

O Botão do Pânico está disponível para mulheres que moram nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis

Da Redação

As mulheres que vivenciam situação de violência doméstica e familiar terão, a partir desta terça-feira (22), duas ferramentas para quebrar o ciclo da violência. Trata-se do aplicativo ‘SOS Mulher MT – Botão do Pânico’ e do site ‘Medida Protetiva On-line’.

As ferramentas foram desenvolvidas pelo Judiciário de Mato Grosso juntamente com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

O aplicativo permitirá que a mulher tenha acesso ao Botão do Pânico, um pedido de socorro no formato virtual, quando o agressor descumprir a medida protetiva. Ao acionar o botão, em 30 segundos o pedido chega ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Sesp. O Ciosp enviará a viatura mais próxima, em socorro à vítima.

O Botão do Pânico está disponível para mulheres que moram nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis, onde já tem unidades do Ciosp. Também é necessário lembrar que para ter acesso à ferramenta, um juiz precisa autorizar a liberação, que é solicitada no momento em que a vítima requere a medida protetiva.

Para as mulheres das demais cidades o aplicativo oferece as outras funcionalidades, como canal de denúncias, solicitação de medida protetiva e telefones de emergência.

Já o site ‘Medida Protetiva Online’ permite que a vítima de violência possa solicitar o serviço sem a necessidade se deslocar até uma delegacia. Mulheres de todo o estado podem solicitar medida protetiva online, pelo site ou pelo aplicativo SOS Mulher. Assim que a vítima preenche todos os dados, a medida protetiva será analisada por um delegado que, na sequência envia para um juiz para análise do pedido. A medida protetiva já é integrada ao Processo Judicial eletrônico (PJe), de forma ágil e segura, com resposta à vítima em poucas horas. (Com informações da Assessoria do TJMT)