Da Redação
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) mantém em funcionamento a ferramenta que possibilita que advogados simulem o cálculo de custas e taxas judiciárias das ações ou de recursos de primeiro e segundo graus de jurisdição.
A ferramenta permite verificar, de forma preliminar, qual valor para distribuição/mediação; certidão de processos; recursos da Justiça Comum, Juizado Especial e Turma Recursal; diligência de oficial de justiça; certidão negativa-distribuição, entre outros, sem que para isso o usuário precise se deslocar ao Fórum da Comarca e solicitar o cálculo, informalmente, ao cartório distribuidor.
O chefe de Divisão de Arrecadação e Fiscalização do TJMT, Enéas Costa Marques Rosa de Moraes, lembrou que a ferramenta é semelhante à utilizada para a emissão de guias de custas e taxas judiciais do Tribunal.
“O simulador contribui de forma muito importante para o exercício das atividades dos operadores do Direito. Auxilia ainda os distribuidores, que antes faziam os cálculos manualmente”, informou.
Para ter acesso ao simulador basta clicar aqui e escolher o tipo de ação e inserir o valor da causa. (Com informações da Assessoria do TJMT)