Pessoas que saíram do sistema prisional de Mato Grosso e suas famílias poderão emitir documentos, acompanhar processos, acessar políticas de moradia, saúde e alimentação e qualificação e encaminhamento profissional através do aplicativo Escritório Social Virtual (ESVirtual).
De acordo com a Michelli Egues, diretora Executiva da Fundação Nova Chance, o aplicativo será uma ferramenta complementar ao atendimento físico que já é realizado nos Escritórios Sociais, presentes em 17 Estados, e aos atendimentos psicossociais que precedem a fase de liberdade, especialmente durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
"O aplicativo está disponível e já pode ser baixado. Por ele não há atendimento, como é feito direto no Escritório Social, mas é possível encontrar informações, orientações sobre acesso ao Escritório Social, Defensoria Pública, confecção de documentos, alimentação, saúde, consulta processual, serviços de assistência municipal, entre outros. Os atendimentos na sede do Escritório Social seguem presenciais, por telefone e e-mail", esclareceu a diretora.
Em desenvolvimento há dois anos, o Escritório Social Virtual é resultado de colaboração entre CNJ, Universidade de Brasília (UnB) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), por meio de acordo com o governo do Distrito Federal.
O aplicativo do Escritório Social Virtual está disponível tanto para celulares com sistema Android quanto IOS.
O Escritório Social em Mato Grosso foi inaugurado em novembro de 2020, com sede junto à Fundação Nova Chance, localizado no Bairro Boa Esperança, em Cuiabá. Os atendimentos aos egressos do sistema prisional e seus familiares se dão de forma presencial e mediante agendamento. (Com informações da Assessoria do TJMT)