Da Redação
O Processo Judicial Eletrônico (PJe) já está instalado nas 341 unidades judiciárias de Mato Grosso, em todas as suas competências, sejam elas cíveis ou criminais.
Inicialmente, o prazo para implantar o PJe em 100% das unidades judiciárias do Estado era dezembro de 2020. Contudo, ao longo deste ano, o módulo criminal do PJe – que terminou 2019 em apenas 10% das unidades – foi expandido para todas as comarcas mato-grossenses.
De acordo com o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, presidente do Tribunal de Justiça (TJMT), “ainda são vários os desafios do Processo Judicial Eletrônico, como estrutura e melhorias, mas a possibilidade de automação das rotinas e decisões judiciais tornarão o Poder Judiciário de Mato Grosso muito mais eficaz no cumprimento de seu papel fundamental, que é a prestação jurisdicional”.
Segundo o desembargador, com o início da pandemia decorrente da Covid-19, a Administração precisou replanejar ações, entre elas a capacitação dos magistrados e servidores para a utilização do sistema.
As últimas unidades do Estado a receber o módulo criminal do PJe foram os Juizados Especiais das comarcas de Barra do Garças (a 521 km de Cuiabá) e Barra do Bugres (a 164 km da Capital). (Com informações da Assessoria do TJMT)