facebook instagram
Cuiabá, 27 de Abril de 2024
logo
27 de Abril de 2024

Administrativo Terça-feira, 16 de Agosto de 2022, 09:20 - A | A

16 de Agosto de 2022, 09h:20 - A | A

Administrativo / PAI PRESENTE

Mutirão para reconhecimento de paternidade segue até quinta

O evento estimula o reconhecimento voluntário da paternidade e reduz o número de crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento

Da Redação



Começou nesta segunda-feira (15) e segue até a próxima quinta-feira (18) o Mutirão Pai Presente em todas as 79 comarcas de Mato Grosso.

O evento, que é uma parceria entre a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) e as diretorias dos fóruns, estimula o reconhecimento voluntário da paternidade e reduz o número de crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento. 

“Esta é uma ação que leva informações para toda sociedade sobre a importância de ter o nome do pai na certidão de nascimento. É essencial que pais e mães tenham em mente que ter o nome do pai na certidão de nascimento é um direito da criança, da pessoa e que possibilita uma série de benefícios”, destacou a secretária-geral da Cejapode , Elaine Zorgetti.

O reconhecimento de forma voluntária acontece quando o suposto pai comparece espontaneamente para reconhecer a paternidade de seu filho, se for criança ou adolescente deve estar portando os documentos necessários, e se o filho for adulto deve estar presente na audiência.

Caso não seja consensual, a mãe deve procurar a diretoria do fórum munida de cópias do documento de identidade e da certidão de nascimento do filho, e indicar o nome e o endereço do suposto pai, para que ele seja intimado a comparecer.

O reconhecimento espontâneo é feito a qualquer momento nos fóruns e que as escolas também são parceiras da Justiça nesta ação, muitas repassam orientação às mães de como procurar a Justiça para o reconhecimento. (Com informações da Assessoria do TJMT)