Da Redação
O maior evento na área de Falência e Recuperação Judicial do Centro-Oeste – e um dos maiores do Brasil – acontecerá nos dias 04 e 05 de maio, no Resort Malai Manso, localizado a margem do Lago do Manso, no município de Chapada dos Guimarães.
Em sua quinta edição, o Congresso de Reestruturação e Recuperação Empresarial coloca Mato Grosso no centro da discussão jurídica sobre reestruturação empresarial, recuperação judicial e extrajudicial, formas de investimentos para as empresas em crise, como também o cenário da falência.
Em 2022, o evento contou com a palestra magna do ex-presidente da República, Michel Temer, bem como dos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Raul Araújo e Marco Aurélio Buzzi. Além de diversas autoridades e professores renomados da área, reunindo aproximadamente 400 participantes.
Este ano, a programação traz palestras, mesas redondas e outros com juristas renomados. A programação completa do evento será divulgada nos próximos dias.
Segundo dados do Serasa Experian, o número de empresas em dificuldades financeiras saltou 80% entre janeiro de 2021 e o janeiro de 2023 no Brasil.
Somente em janeiro de 2023, foram 28 pedidos de recuperação judicial e 31 falências deferidas, entre pequenas e médias empresas.
Já no caso de grandes empresas, foram cinco pedidos deferidos e 19 solicitações. Um exemplo deste cenário é o pedido de recuperação judicial da Rede Lojas Americanas, que vem causando uma verdadeira batalha judicial, inclusive em relação aos sócios das empresas.
Para o presidente da Comissão de Falência e Recuperação Judicial da OAB/MT, Breno Miranda, os números saltam os olhos e o evento foca nas discussões sobre o direito recuperacional e reestruturação empresarial no Brasil.
Inscrição
Os interessados podem se inscrever pelo site www.congressorjmt.com.br e a hospedagem deverá ser realizada diretamente com o Resort Malai (www.malaimansoresort.com.br), utilizando o código promocional CONGRESSORJMT23.
O público alvo é a advocacia empresarial, administradores judiciais, leiloeiros, magistrados e promotores de Justiça. Além do público ligado ao fomento da atividade empresarial.
As vagas são limitadas.
O evento conta com o apoio institucional do Ponto na Curva.