facebook instagram
Cuiabá, 08 de Setembro de 2024
logo
08 de Setembro de 2024

Administrativo Quarta-feira, 15 de Novembro de 2023, 08:28 - A | A

15 de Novembro de 2023, 08h:28 - A | A

Administrativo / SOLENIDADE

Juiz Edson Dias Reis toma posse como membro titular do TRE-MT

O magistrado comprometeu-se a garantir a lisura dos processos eleitorais, respeitando os princípios éticos e morais, e ressaltou a relevância do voto como instrumento da democracia

Da Redação



O juiz Edson Dias Reis tomou posse do cargo de membro titular da Corte do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), nesta terça-feira (14).

“Me empenharei para garantir, de forma equilibrada, a lisura do processo eleitoral e a moralidade eleitoral que, como é cediço, impõe que o mandato eletivo seja conquistado de forma lícita, sem abusos econômicos e funcionais, com combate a captação ilícita de sufrágio”, disse o magistrado

Graduado em Direito pela Universidade de Cuiabá em 1999, o magistrado possui um MBA pela Fundação Getúlio Vargas e uma extensa lista de prestígios profissionais e acadêmicos.

Antes de tornar-se juiz, Edson Dias Reis atuou como escrutinador da Justiça Eleitoral na década de 90 e como secretário eleitoral de 1993 a 2003. Sua carreira na magistratura mato-grossense inclui passagens por diversas comarcas, como Poconé, Juína, Alta Floresta, Primavera do Leste, Cuiabá e Rondonópolis. Além disso, foi convocado para substituição em segundo grau no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso.

O juiz-membro também exerceu funções na Justiça Eleitoral nas comarcas de Poconé, Alta Floresta, Juína, Rondolândia e Castanheira, sendo juiz-membro substituto do TRE em 2020. Destacou-se coordenando a propaganda eleitoral das eleições suplementares ao Senado Federal e atuou como juiz auxiliar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Durante seu discurso de posse, Edson Dias Reis destacou a importância da Justiça Eleitoral em sua vida profissional. Comprometeu-se a garantir a lisura dos processos eleitorais, respeitando os princípios éticos e morais, e ressaltou a relevância do voto como instrumento da democracia.

“O caminho que trilhei, me faz valorizar este momento da minha história, e me coloco à inteira disposição deste Tribunal para continuar garantindo pleitos eleitorais seguros e legítimos, em que os eleitores possam exercer de forma livre a expressão máxima da soberania popular, por meio do voto, em candidatos que se submeteram a um processo eleitoral em condições de igualdade”.

A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, elogiou a trajetória e os atributos do novo juiz-membro, expressando confiança em sua atuação frente à Justiça Eleitoral.

“Parabenizo o competente e leal amigo Dr. Edson Reis e desejo pleno êxito em seu biênio nesse Tribunal. Quero agradecer a amizade e afeto que nos une, não só como profissionais, mas principalmente, como ser humano. Sua chegada a este Tribunal representa o reconhecimento de sua competência e fortalece a Corte Eleitoral, que agora, contará com sua dedicação e expertise”. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)