O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), realiza gratuitamente o Círculo Restaurativo Virtual, para auxiliar na resolução de conflitos.
O Círculo Restaurativo é uma prática já utilizada pela justiça estadual para resolver problemas, restaurar danos, e consiste na participação de qualquer pessoa que esteja passando por algum conflito, seja de forma direta ou indireta.
Os encontros virtuais ocorrem na plataforma LifeSize e todas as informações são sigilosas e sem custo para o participante. Para participar, deve enviar mensagem pelo e-mail: [email protected] e informar nome completo, telefone para contato, número do CPF, se já tem um grupo familiar formado para realizar o círculo ou se há interesse em participar com outro grupo.
Após esse contato, o interessado receberá, também por e-mail um link para acesso ao círculo restaurativo. Para participar da dinâmica é necessário ter celular, notebook ou computador (esses dois últimos com câmera acoplada ou webcam) com acesso à internet.
“O círculo virtual é um meio de aproximar os seres humanos. É uma forma de demonstramos nossas vulnerabilidades para que possamos nos apoiar, de sermos solidários às necessidades de fala do outro. Nunca antes solidariedade e empatia foram tão importantes em nossa sociedade. Se cada um fizer a sua parte, sairemos dessa mais rapidamente, transformados e fortalecidos”, afirma a instrutora do NugJur, Ana Tereza Pereira Luz. (Com informações da Assessoria do TJMT)