facebook instagram
Cuiabá, 27 de Julho de 2024
logo
27 de Julho de 2024

Administrativo Segunda-feira, 21 de Outubro de 2019, 08:00 - A | A

21 de Outubro de 2019, 08h:00 - A | A

Administrativo / INSPIRADA NA LAVA JATO

Delegacia Especializada de Combate à Corrupção é instalada em MT

De acordo com o delegado Mário Dermeval, o trabalho da DECCOR será em conjunto com órgãos de controle

Da Redação



Mato Grosso já possui uma unidade que passa a atuar exclusivamente com investigações de fraudes ou modalidades de corrupção praticadas na administração pública e ações de agentes que atuem de forma isolada ou em grupo na lavagem ou ocultação de bens.

O decreto que cria a Delegacia Especializada de Combate à Corrupção foi publicado na sexta-feira (18), no Diário Oficial do Estado.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante dos Santos, destacou o alinhamento do Estado com as diretrizes do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“Em consonância com a orientação do MJSP para que os Estados reforcem as atividades investigativas criamos essa estrutura que trabalhará nesse foco específico, com as atividades centralizadas nessa nova estrutura, que atuará em parceria com órgãos de controle externo”, reforçou Bustamante.

Em julho deste ano, o Ministério da Justiça publicou os critérios para rateio entre os Estados dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. O fortalecimento da Rede Integrada de Banco de Perfis Genéticos, a Proteção das Fronteiras e a Criação de Unidades Especializadas das Polícias Civis específicas para o combate à corrupção são alguns dos indicadores definidos por serem considerados estratégicos e de ganhos substanciais na produção de provas e no enfrentamento às organizações criminosas.

O delegado-geral da Polícia Judiciário Civil, Mário Dermeval Aravéchia de Resende, pontuou que a criação da nova Delegacia, permite à Polícia Civil atuar numa linha de trabalho investigativo nos moldes da força-tarefa da Operação Lava Jato, seguindo uma tendência de todos os Estados, conforme as premissas adotadas pelo Ministério da Justiça.

“A Polícia Civil, mesmo com a crise de efetivo e escassez de recursos conta com apoio do governo para ter uma estrutura que possa atuar de maneira bastante rigorosa no combate aos crimes de corrupção e que as ações investigativas permitam ao Estado ter de volta recursos que porventura sejam desviados”, afirmou o delegado-geral.

Mário Dermeval acrescentou ainda que o trabalho da DECCOR será em conjunto com órgãos de controle.

“Nossa prioridade nessa estrutura é atuar com base em uma boa relação com o Ministério Público, pois são todos engrenagem de um mesmo sistema que tem como resultado o zelo com recursos públicos”. (Com informações da Assessoria da PJC-MT)