Da Redação
Dois dias de audiências de conciliação realizadas no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de 1º grau do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT) homologaram 37 acordos extrajudiciais de uma empresa de terceirização. As tratativas resultaram na negociação de R$ 208,8 mil para pagamentos dos trabalhadores.
A empresa e os trabalhadores, que prestavam serviços em diversas unidades do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), firmaram um acordo extrajudicial para pagamento das verbas que, posteriormente, foi distribuído para homologação em diversas Varas do Trabalho de Cuiabá. A pedido do advogado Fausto Del Claro, os processos foram encaminhados ao Cejusc.
Segundo o advogado, a intenção foi dar agilidade ao processo que já possuía R$ 102 mil bloqueados para o pagamento dos créditos dos trabalhadores. Todos os trabalhadores envolvidos foram contatados por telefone para participar da audiência realizada de forma virtual.
“A empresa queria pagar, mas não tinha verba. Com o acordo foi possível parcelar e utilizar o valor que já tinha bloqueado. Foram reunidos processos de trabalhadores de todo estado”, explicou.
Cejusc
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania é uma unidade do Poder Judiciário especializada em atendimento ao público para a solução consensual de conflitos e orientação nas matérias relativas à cidadania.
As atividades da unidade são coordenadas pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que tem o objetivo de aprimorar os mecanismos de incentivo à conciliação na Justiça do Trabalho em Mato Grosso. (Com informações da Assessoria do TRT-MT)