facebook instagram
Cuiabá, 16 de Maio de 2025

STJ/STF Quarta-feira, 14 de Maio de 2025, 13:57 - A | A

Quarta-feira, 14 de Maio de 2025, 13h:57 - A | A

VICE-PRESIDENTES

STJ institui Fórum Nacional admissibilidade de recursos especiais

O fórum tem como objetivo promover estudos e aprimorar práticas voltadas à melhoria dos procedimentos relacionados à admissibilidade de recursos dirigidos ao STJ

Da Redação

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) instituiu o Fórum Nacional dos Vice-Presidentes dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais (Fonavice).

De caráter permanente e abrangência nacional, o fórum tem como objetivo promover estudos, alinhar diretrizes e aprimorar práticas voltadas ao desenvolvimento e à melhoria dos procedimentos relacionados à admissibilidade de recursos dirigidos ao STJ.

De acordo com a portaria, o Fonavice será presidido pelo vice-presidente do STJ e integrado pelos presidentes ou vice-presidentes dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais que detenham competência para a análise da admissibilidade de recursos especiais.

A portaria atribui ao fórum 11 competências, entre as quais se destacam: promover o intercâmbio e a cooperação entre os órgãos responsáveis pela admissibilidade de recursos aos tribunais superiores; facilitar o compartilhamento de informações, boas práticas e experiências entre os integrantes do fórum, com a proposição de medidas voltadas ao aprimoramento do sistema recursal do STJ; incentivar o uso de tecnologias, como inteligência artificial e automação de tarefas, para tornar os procedimentos mais eficientes; fomentar a capacitação contínua de magistrados e servidores que atuam na área; e elaborar enunciados jurídicos que orientem a atuação dos tribunais na fase de admissibilidade dos recursos.

O Fonavice terá reuniões ordinárias, realizadas periodicamente, e poderá fazer sessões extraordinárias mediante convocação do vice-presidente do STJ. Além dos vice-presidentes ou presidentes dos TJs e TRFs responsáveis pela admissibilidade de recursos aos tribunais superiores, poderão ser convidados a participar especialistas nas áreas de admissibilidade recursal ou em tecnologia aplicada ao Poder Judiciário.

Os encontros acontecerão, preferencialmente, de forma presencial, e os relatórios de atividades deverão ser apresentados ao STJ a cada semestre. (Com informações da Assessoria do STJ)