facebook instagram
Cuiabá, 08 de Setembro de 2024
logo
08 de Setembro de 2024

Penal Segunda-feira, 29 de Maio de 2023, 14:30 - A | A

29 de Maio de 2023, 14h:30 - A | A

Penal / TRÁFICO DE DROGAS AÉREO

Justiça manda prender investigados e apreender aeronaves e R$ 10 mi

As ordens judiciais, expedidas pela 4ª Vara Criminal de Sinop, foram cumpridas nas cidades de Sinop, Primavera do Leste, Belém (PA) e Novo Progresso (PA)

Lucielly Melo



A Justiça expediu três mandados de prisão temporária e determinou a apreensão de duas aeronaves e o arresto de R$ 10 milhões em ativos financeiros contra investigados pelos crimes de tráfico de drogas no modal aéreo, associação para o tráfico e organização criminosa em Mato Grosso.

Os mandados foram cumpridos nesta segunda-feira (29) pela Polícia Federal, durante a Operação “Mãos aos Alto”.

Além disso, os investigados foram alvos de mandados de busca e apreensão.

As ordens judiciais, expedidas pela 4ª Vara Criminal de Sinop, foram cumpridas nas cidades de Sinop, Primavera do Leste, Belém (PA) e Novo Progresso (PA).

Investigação

A investigação teve início após operação conjunta, realizada em fevereiro passado, que interceptou a aeronave de pequeno porte, marca Cessna Aircraft, modelo 182N, assim que pousou no aeroporto Presidente João Batista de Figueiredo, em Sinop, com 462kg de cocaína. Na ocasião o piloto foi preso em flagrante delito e os seus aparelhos telefônicos foram apreendidos.

Após a prisão, as forças policiais apreenderam 1.700kg de cocaína escondidos entre folhas e lonas, em uma região de mata do pantanal de Poconé, depois de identificar a origem do trajeto da aeronave, uma pista clandestina localizada no interior da fazenda São José, naquele município. Assim a droga apreendida em Sinop seria apenas uma parte daquela mantida em depósito pelo mesmo grupo criminoso em Poconé, que ainda seria transportada pelo modal aéreo.

A Operação “Mãos ao Alto”, faz alusão a abordagem realizada ao piloto durante flagrante no aeroporto municipal de Sinop, quando foi verbalizado, logo após o pouso, para que mantivesse suas mãos para cima até que todos estivessem em segurança, já que o fato ocorreu no horário de grande movimento de passageiros no aeroporto. (Com informações da Assessoria da PF)