facebook instagram
Cuiabá, 19 de Maio de 2024
logo
19 de Maio de 2024

Penal Quinta-feira, 14 de Setembro de 2017, 09:47 - A | A

14 de Setembro de 2017, 09h:47 - A | A

Penal / Suspeitos de receber propina

Conselheiros do TCE-MT alvos da Operação Malebolge são afastados do cargo

Todos eles foram delatados pelo ex-governador Silval Barbosa, no acordo de colaboração premiada

Da Redação



O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) mandou afastar os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Antônio Joaquim, Sérgio Ricardo, Waldir Teis, Walter Albano e José Carlos Novelli.

Os conselheiros também são alvos de busca e apreensão.

Todos eles foram delatados pelo ex-governador Silval Barbosa, no acordo de colaboração premiada.

De acordo com Silval, os conselheiros, em 2013, quando Novelli era presidente do TCE, exigiu do ex-governador o pagamento indevido de R$ 53 milhões a ser dividido entre os conselheiros.

Com o pagamento do valor, houve liberação das obras paralisadas, por meio de homologação de termo de ajuste de gestão pelos conselheiros Antônio Joaquim, Walter Abano, Waldir Teis, Domingos Neto e Sérgio Ricardo.

Expediente suspenso

Devido os mandados de busca e apreensão no TCE-MT, o expediente do órgão foi suspenso com o intuito de não “atrapalhar” as ações decorrentes da operação.

Operação Malebolge

Deflagrada na manhã desta quinta-feira (14), Malebolge faz parte da 12ª fase da Operação Ararath, que pode ter relação com a delação do ex-governador Silval Barbosa, em que ele confessa a participação de políticos em esquemas de corrupção.

Além dos conselheiros, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a Assembleia Legislativa e o ministro da Agricultura, Blairo Maggi também são alvos da operação.

Maggi sofreu busca e apreensão em seu apartamento de Brasília, na sede da Amaggi, em Cuiabá, e em outro imóvel situado em Rondonópolis.

Ao todo, são 64 mandados de busca e apreensão que estão sendo realizados em Cuiabá, Rondonópolis, Primavera do Leste, Araputanga, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Juara, Sorriso, Sinop, Brasília e São Paulo.

Malebolge é o oitavo círculo do inferno do livro "A Divina Comédia", de Dante Alighieri. Nele contém 10 vales, sendo que cada um são punida almas de pessoas que exploraram outras para se beneficiar.