facebook instagram
Cuiabá, 10 de Dezembro de 2025

Justiça Eleitoral Sábado, 15 de Novembro de 2025, 08:16 - A | A

Sábado, 15 de Novembro de 2025, 08h:16 - A | A

LEGADO

Juiz Edson Reis encerra biênio do TRE e atuação é destacada

Ele participou de 164 sessões plenárias e os mais de 800 atos decisórios

Da Redação

O juiz Edson Dias Reis concluiu nesta semana seu biênio como juiz-membro do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT). A cerimônia marcou a despedida do magistrado, com homenagens por sua trajetória na Corte. Membros do Pleno, o Ministério Público Eleitoral, a OAB e servidores destacaram o período de atuação do juiz. A sessão foi acompanhada por alunos do curso de Direito da UNIC.

"A contribuição do magistrado é visível. A presença em 164 sessões plenárias e os mais de 800 atos decisórios, entre votos colegiados, monocráticos e interlocutórios, demonstram um legado de trabalho e dedicação à Justiça Eleitoral", pontuou a presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, ao apresentar os números da produtividade do juiz.

O vice-presidente e corregedor, desembargador Marcos Machado, entregou o diploma de reconhecimento e destacou a importância da missão espiritual e da consciência do propósito do cargo. O sentimento de amizade foi ecoado pelos pares. O juiz membro do Pleno, Luiz Otávio Marques, definiu o colega como "daqueles que ficam", um magistrado que interpreta a lei com humanidade e equilíbrio. Já a juíza federal Juliana Paixão relembrou o acolhimento e a sensibilidade do juiz em momentos pessoais. "Você me acolheu de uma forma muito especial, muito humano, muito carinhoso".

Para o juiz membro, Pérsio Landim, o período em que atuou ao lado do magistrado, a quem chamou de "decano", foi de muito aprendizado. "Eu me sentia seguro ao seu lado, olhava seus votos como referência". Também prestaram suas homenagens o juiz membro, Rafael Arantes, que o definiu como um profissional que "sempre traz luz às situações", e o Ministério Público Eleitoral.

O Reconhecimento da Advocacia e dos Servidores

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) levou sua mensagem pela voz de Rodrigo Cirineu. "A advocacia testemunhou um julgador atento às garantias constitucionais, sereno e que sempre acolheu os advogados com respeito, reafirmando a importância do contraditório".

Pelo corpo técnico do Tribunal, o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Diogo, falou em nome dos servidores. Ele recordou a trajetória do juiz desde a atuação em Poconé, destacando a "ponderação e educação com todos os servidores", da recepção ao plenário. A equipe do gabinete do magistrado também realizou uma entrega de presentes no início da cerimônia.

Em seu discurso, o magistrado Edson Reis agradeceu. "Ao chegar ao fim deste ciclo, trago no coração o mesmo sentimento do início: alegria e satisfação em servir". Ele recordou sua jornada, iniciada aos 17 anos. "Posso dizer que vivi a democracia brasileira por dentro e por inteiro, desde a urna de lona, dos votos em papel, até os desafios éticos da era digital, como as fake news".

O magistrado fez um reconhecimento à atual gestão, lembrando a fala da presidente Serly na posse sobre a união de um "coração valente e um coração forte". "Este tempo desafiador exige essas ações firmes, como o enfrentamento a influências externas nas eleições e o avanço no cadastro biométrico". Ao final, citando a música "Amigos para sempre", ele deixou uma mensagem de continuidade. "Como amigos nós diremos até breve, e não adeus. Nada vai nos separar". (Com informações da Assessoria de Imprensa do TRE-MT)