O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, determinou a realização de uma auditoria para avaliar a situação da educação do Estado e o papel desempenhado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
O anúncio foi feito durante a reunião de instalação da Frente Parlamentar em prol do Campus Definitivo da Unemat de Rondonópolis, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), quando também sugeriu a revisão do percentual repassado pelo Governo do Estado ao setor.
Segundo Sérgio Ricardo, o trabalho vai dimensionar a importância da universidade para o desenvolvimento do estado, além de fornecer informações que possam embasar futuras decisões políticas e orçamentárias.
“Vou apresentar o resultado desse estudo para o governador. A Unemat tem que ser mais do que é hoje. É preciso que se rediscuta o percentual da Receita Corrente Líquida para a educação do Estado e para a Unemat".
Durante a reunião, Sérgio Ricardo também destacou a necessidade de ampliar o orçamento destinado à Unemat e defendeu que a educação seja tratada como política de Estado.
“Os governos sempre têm que ultrapassar, e muito, o investimento na educação, muito acima do que determina a lei. Porque, através da educação, das faculdades, você qualifica a população".
O município, que hoje conta com um núcleo da universidade, já dispõe de estrutura física considerada superior à de outros campi no Estado. “Temos uma estrutura física invejável, que, seguramente, muitos campi do Estado não possuem. Estamos começando agora um trabalho muito forte para acharmos, com a maior celeridade possível, um meio para tornar o núcleo da Unemat um campus definitivo”, afirmou o deputado Sebastião Rezende. (Com informações da Assessoria do TCE)