O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) informou que o prazo para alistamento (a confecção do primeiro título de eleitor) vai até o próximo dia 4 de maio.
De 1º de janeiro até 21 de fevereiro deste ano, do total de 23.585 pessoas atendidas em todo o estado, 12.253 solicitaram a primeira via do documento.
Em 2021, o alistamento eleitoral também representou mais da metade dos atendimentos realizados. De janeiro a dezembro, foram 42.154 operações desta natureza, entre o total de 83.014. As demais solicitações referem-se à transferência, revisão e segunda via do título.
Aqueles que desejam fazer o título de eleitor precisam se atentar ao prazo e fazer a solicitação o quanto antes. O atendimento está sendo feito de forma virtual, pelo site www.tre-mt.jus.br, que tem um passo a passo a ser seguido, com as orientações sobre os documentos exigidos e acesso ao requerimento do TítuloNet. Ao final do atendimento, é gerado um número de protocolo para acompanhar o andamento da solicitação.
O alistamento e o voto são obrigatórios para brasileiros maiores de 18 anos, e facultativos para maiores de 16 e menores de 18 anos, analfabetos e maiores de 70 anos. Apesar de ser facultativo, a Justiça Eleitoral incentiva o exercício do voto já a partir de 16 anos de idade e ressalta que jovens de 15 anos que forem completar 16 até a data das eleições, que neste ano ocorrerão no dia 02 de outubro, também podem fazer o alistamento e votar. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)