facebook instagram
Cuiabá, 24 de Julho de 2025

Advocacia Terça-feira, 22 de Julho de 2025, 15:06 - A | A

Terça-feira, 22 de Julho de 2025, 15h:06 - A | A

PARA EVITAR FALHAS

Projeto quer especializar advogados sobre prestação de contas

O objetivo é antecipar eventuais problemas para as eleições que se aproximam

Da Redação

Para aprimorar os mecanismos de atuação nas eleições, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) reforçou sua parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Entre os assuntos tratados está a realização de um seminário sobre prestação de contas.

O objetivo é antecipar eventuais problemas para as eleições que se aproximam, como destacou a presidente do TRE, desembargadora Serly Marcondes Alves.

“Fiquei muito feliz em receber aqui a OAB, sua presidente e os advogados que representam todo o setor eleitoral, que são nossos parceiros de longa data, que fazem um grande trabalho. Vamos seguir trabalhando pela formação de um quadro de advogados especializados em Direito Eleitoral”, enfatizou a presidente.

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, classificou a reunião como "muito produtiva", e que a expectativa é que este seminário aconteça já neste segundo semestre de 2025, evitando que partidos políticos tenham suas contas suspensas no período que antecede as convenções partidárias.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre a ampliação da presença das duas instituições no interior do estado. Nesse sentido, o projeto Ponto de Inclusão Digital (PID) da OAB-MT, que já opera em mais de 130 localidades, foi colocado à disposição para fortalecer a inclusão digital e aproximar a Justiça Eleitoral dos cidadãos.

"Colocar a nossa estrutura, colocar a OAB Mato Grosso à disposição para que consigamos avançar sempre na busca daqueles que são nossos principais objetivos: cidadania, democracia. A OAB será sempre uma grande parceira", afirmou Gisela.

A desembargadora Serly Marcondes Alves reiterou a importância de renovar o termo de cooperação técnica entre o TRE-MT e a OAB-MT, considerado essencial para formalizar e intensificar as ações conjuntas. Ela salientou o papel estratégico da OAB na "construção de uma comunicação eficiente com as escolas, com as crianças, com os jovens, com os jovens eleitores, com a população em geral, e também com os idosos e também com os PCDs e todas as outras sociedades que são muito importantes dentro da nossa formação cultural".

As instituições estabeleceram que a programação dessas iniciativas deverá estar pronta até 30 de agosto deste ano. Além disso, foi discutida a possibilidade de compartilhamento de cursos entre o TRE-MT e a OAB-MT. (Com informações da Assessoria do TRE-MT)