O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira, recebeu os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), que apresentou as demandas da advocacia do estado.
Na pauta, foram citados a ausência de magistrados e a falta de servidores em algumas comarcas; a importância de melhorias do Juizado no Núcleo 4.0; exigências demasiadas para comprovação do direito à justiça gratuita; bem como a necessidade da garantia da sustentação oral para a advocacia.
O desembargador José Zuquim informou que concursos estão em andamento tanto para magistrados como para servidores e disse que as reclamações sobre o atendimento do Núcleo 4.0 têm fundamento e que providências estão sendo tomadas em conjunto pela Presidência e a Corregedoria do TJ.
Além disso assegurou que o Tribunal tem atendido a solicitação dos advogados que apresentam o requerimento para que o julgamento virtual seja transferido para uma sessão possibilitando a sustentação oral.
“É inadmissível atrasos no Juizado. As respostas têm que ser céleres e sem burocracia. Estamos trabalhando para resolver essa situação o mais breve possível e vamos agilizar o atendimento”, afirmou o presidente do TJMT, desembargador José Zuquim.
“Temos total interesse em ouvir a advocacia e dar transparência às informações e ações do Tribunal”, completou.
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, avaliou a reunião como positiva. “Nós sempre somos muito bem recebidos e as demandas, os nossos pedidos, também sempre são recebidas com muito cuidado e atenção”.
Também participaram da reunião o vice-presidente Giovane Santin, o diretor-tesoureiro Max Ferreira Mendes e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT) Rodrigo Araújo. (Com informações das Assessorias do TJMT e OAB-MT)