facebook instagram
Cuiabá, 19 de Novembro de 2025

Advocacia Terça-feira, 11 de Novembro de 2025, 07:49 - A | A

Terça-feira, 11 de Novembro de 2025, 07h:49 - A | A

QUINTO CONSTITUCIONAL

Gisela deseja êxito a Ricardo Almeida e defende avanços na paridade de gênero

Gisela pediu que o novo desembargador não se esqueça da beca e das premissas da profissão que o levou à ascensão

Da Redação

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, participou, nesta segunda-feira (10), da cerimônia de posse do advogado Ricardo Gomes de Almeida, o sétimo a ascender ao desembargo pelo Quinto Constitucional da advocacia.

Diante do plenário repleto de juristas, Gisela desejou todo êxito no novo mister, pedindo que não se esqueça da beca e das premissas da profissão que o levou ao desembargo, tais como independência, a ética, a coragem e o compromisso com a Justiça.

Ela também ressaltou a transparência no processo de formação da lista sêxtupla, no âmbito da OAB-MT e agradeceu a todos os advogados que colocaram seus nomes à disposição.

Para finalizar, destacou que este é um momento histórico para advocacia, porque pela segunda vez consecutiva a OAB-MT garante a paridade de gênero para formação da lista sêxtupla, o que fortalece a democracia e engrandece a sociedade.

"Tenho imensa alegria em poder liderar por mais uma vez um processo democrático e transparente para escolha do representante da advocacia para o Quinto Constitucional. Quero de início agradecer a cada advogado e a cada advogada que colocou seu nome à disposição nesse processo tão longo, tão desgastante, e tenho absoluta convicção que o fizeram pelo firme propósito de bem representar a advocacia mato-grossense perante a este tribunal. Então fica meu reconhecimento e meu agradecimento a todos. O Quinto é um das mais relevantes expressões do equilíbrio constitucional dentro do tribunal, é um instrumento de aperfeiçoamento da Justiça, que assegura representatividade, pluralidade e diálogo, essenciais ao sistema de justiça e tive a honra de já conduzir dois processos de escolha com paridade de gênero, com mais mulheres na disputa, o que nos levar a crer que políticas afirmativas dão resultados", ressaltou a presidente.

Desembargador Hélio Nishiyama, que foi o último advogado a ascender ao TJMT pelo quinto, fez o discurso de boas-vindas ao empossado e traçou sua trajetória, desde a formação familiar até o exercício profissional.

"É com sincera admiração e jubilo que o saúdo. É merecida a vossa ascensão a esse egrégio tribunal".

Segundo o Nishyiama, as duas funções não são incompatíveis e sim complementares. "A advocacia e a magistratura são margens que dialogam no mesmo rio da justiça".

O presidente do TJ-MT, José Zuquim, falou da importância do quinto constitucional pela advocacia.

"O TJ o acolhe com respeito, confiança e muita expectativa, pois trará o olhar do advogado forjado no contato com o cidadão. o que humaniza este tribunal e recorda o que é de fato o Direito". (Com informações da Assessoria da OAB-MT)