facebook instagram
Cuiabá, 26 de Março de 2025

Outros Órgãos Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022, 10:26 - A | A

Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022, 10h:26 - A | A

SOLENIDADE

Nova chefe da Defensoria Pública toma posse no próximo dia 16

Na solenidade, também será realizada a posse dos novos membros eleitos do Conselho Superior, do novo corregedor-geral eleito, Carlos Eduardo Roika, e do novo ouvidor-geral da DPMT, também eleito, Getúlio Ribeiro

Da Redação

A solenidade de posse da defensora-geral eleita de Mato Grosso, Luziane Castro, ocorrerá no dia 16 de dezembro.

Luziane foi a mais votada pela categoria para ocupar o cargo de defensora-geral nos próximos dois anos (2023-2024), com 177 votos (85% dos votos válidos), em eleição realizada por meio de votação eletrônica no dia 4 deste mês.

No último dia 8, o governador Mauro Mendes oficializou a nomeação de Luziane para exercer o cargo de defensora pública-geral no próximo biênio, por meio do Ato nº 4.918/2022.

Luziane ingressou na instituição em 2004 e ocupa o cargo de secretária executiva desde 2019. Ela será a primeira defensora de primeira instância a comandar o órgão e a segunda mulher a chefiar a Defensoria Pública de Mato Grosso – a primeira foi Karol Rotini, entre 2007 e 2008.

A cerimônia de posse será às 9h30, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Nova administração

A chapa eleita da nova defensora-geral é composta por Rogério Borges Freitas, primeiro subdefensor-geral, Maria Cecília Alves da Cunha, segunda subdefensora-geral, e Clodoaldo Queiroz, secretário executivo.

Queiroz é o atual chefe da Defensoria Pública. Ele assumiu o cargo de defensor-geral em janeiro de 2019 para um mandato de dois anos e depois foi reeleito para o biênio 2021-2022, completando quatro anos no comando da Instituição.

Conselho Superior, Corregedoria e Ouvidoria

Na solenidade, também será realizada a posse dos novos membros eleitos do Conselho Superior, do novo corregedor-geral eleito, Carlos Eduardo Roika, e do novo ouvidor-geral da DPMT, também eleito, Getúlio Ribeiro.

“A posse como novo ouvidor da DPMT será um dia de imensa alegria e, ao mesmo tempo, um peso pela responsabilidade de assumir um cargo de grande função social. A Defensoria é uma Instituição com missão e propósitos nobres. A expectativa é poder contribuir para aproximar cada vez mais a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso das organizações da sociedade civil, movimentos sociais e, claro, dos seus assistidos”, afirmou Ribeiro.

Serão empossados, para um mandato de dois anos, os novos membros eleitos do Conselho Superior: André Rossignolo (112 votos), Gisele Chimatti Berna (109), Nelson Gonçalves (103), Júlio Diniz (102), Guilherme Rigon (98), João Paulo Dias (96), Vinícius Fuzaro (95), e Tiago Passos (90).

Cid Borges (85), Diogo Horita (79), e Regiane Xavier Ribeiro (72) ficaram com as vagas de suplentes. (Com informações da Assessoria da Defensoria Pública)