Em 2021, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) atingiu um feito histórico ao dar baixa, em apenas um ano, a 50.825 processos – maior número já registrado em 2º grau de jurisdição.
Foi também no ano passado que a instituição obteve a menor taxa de congestionamento da história do TJ, em maio, com índice de 34,80%.
De acordo com a presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas, esse resultado é fruto das políticas da instituição no sentido de buscar a constante otimização da prestação jurisdicional.
“Buscamos ofertar, a cada dia, novos serviços e iniciativas que resultem em maior eficiência operacional, especialmente em tempos de pandemia. Importante salientar o empenho dos servidores e magistrados para alcançar tais índices”, observou.
A baixa se deu após a virtualização de 100% do acervo processual, concluída em 15 de dezembro, após uma força-tarefa realizada pela Coordenadoria Judiciária, Vice-Presidência e Coordenadoria de Tecnologia da Informação.
“A virtualização dos processos permite que o controle e a solução ao caso concreto sejam otimizados, sem qualquer interrupção na prestação dos serviços, seja no âmbito do Tribunal ou no teletrabalho. Isso possibilitou a consulta e o peticionamento de qualquer lugar, a qualquer tempo”, pontuou o coordenador judiciário do TJMT, Bruno José Fernandes da Silva.
Atualmente, tramitam no Tribunal de Justiça aproximadamente 35 mil processos, todos de maneira virtual. Em 2021 foram distribuídos ao 2º grau de jurisdição 49.027 processos e foram julgados 61.652 feitos. (Com informações da Assessoria do TJMT)