O primeiro dia da Semana Nacional da Conciliação na Vara do Trabalho de Pontes e Lacerda (a 444 km de Cuiabá) terminou com cerca de R$ 550 mil de movimentação financeira.
O montante foi levantado em acordos homologados na unidade e puseram fim em quatro processos trabalhistas.
As conciliações ocorreram na sala permanente de conciliação, espaço criado por iniciativa da juíza Karine Bessegato em julho deste ano. O local funciona de segunda a quinta-feira, com foco em ampliar o número de conciliações e atender a política judiciária nacional de estímulo à solução consensual nas disputas trabalhistas.
Semana da Conciliação
Coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana Nacional da Conciliação teve início nesta segunda (7) e vai até sexta-feira (11). Várias atividades estão sendo realizadas em Mato Grosso.
Somente nos Cejuscs de primeiro e segundo graus do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT), que funcionam em Cuiabá, a expectativa é que sejam realizadas aproximadamente 700 audiências, fora as pautas especiais que estão ocorrendo nas varas do trabalho participantes. As audiências se dão em formato presencial e também por videoconferência.
Nesta edição da Semana Nacional da Conciliação, o Cejusc promove um evento na cidade de Arenápolis (210 km de Cuiabá) para tentativa de acordo em cerca de 400 processos trabalhistas. As audiências serão realizadas no Plenário do Tribunal do Júri da cidade, após parceria do TRT-MT com o Tribunal de Justiça (TJMT), que cedeu o local. (Com informações da Assessoria do TRT-MT)