Ao movimentar R$ 27,5 milhões durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT) ficou em primeiro lugar entre os tribunais trabalhistas de pequeno porte.
No estado, 43,2% dos processos pautados foram conciliados, o que também coloca o TRT mato-grossense em primeiro lugar no país em porcentagem de acordos.
Durante o evento, que ocorreu de 22 a 26 de maio, foram realizadas 1.800 audiências, que resultaram em 778 conciliações.
A coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º Grau de Cuiabá (Cejusc), juíza Leda Borges, enfatizou a importância dos atos preparatórios para o alcance do resultado. A começar pela mudança na dinâmica em nível nacional, que disponibiliza a data da semana com antecedência, permitindo que os magistrados elaborem a pauta para as tentativas de conciliações.
Dentre os atos preparatórios, Leda Borges destaca a reunião com juízes e a adesão de 12 unidades, que bloquearam suas pautas para incluírem processos específicos para a tentativa de acordo.
A vice-coordenadora do Cejusc do 2º grau, desembargadora Beatriz Theodoro, destacou o acordo realizado no primeiro dia do evento. A conciliação em questão colocou fim a um processo que já aguardava solução há 25 anos. “Até então, apesar dos esforços para pôr fim à execução do caso que já se arrasta desde 1998, não se conseguia encerrar”. (Com informações da Assessoria do TRT-MT)