facebook instagram
Cuiabá, 22 de Junho de 2025

Ponto Central Terça-feira, 12 de Dezembro de 2023, 09:51 - A | A

Terça-feira, 12 de Dezembro de 2023, 09h:51 - A | A

ESCÂNDALO DA MAÇONARIA

Moraes pede vista e suspende julgamento de magistrados

Da Redação

O ministro Alexandre de Moraes pediu vista e interrompeu o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o caso do desembargador José Ferreira Leite e dos juízes Marcelo Souza de Barros e Irênio Lima Fernandes, que buscam anular a condenação por suposto envolvimento no “Escândalo da Maçonaria”.

Os casos são julgados em ações originárias. Em relação a José Ferreira e Marcelo, havia uma corrente formada pelos ministros Cármen Lúcia, André Mendonça e Luiz Fux, que seguiram o voto divergente apresentado pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, para manter os magistrados condenados por desvios no Judiciário de Mato Grosso. Já o relator Kassio Nunes Marques era acompanhado por Cristiano Zanin e Dias Toffoli.

Quanto à Irênio, os ministros, até então, estavam seguindo o relator para inocentarem o juiz e determinar o retorno dele aos quadros do Judiciário.

Os magistrados foram aposentados compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2010, por suposto envolvimento no esquema que desviou verba do Tribunal de Justiça (TJMT) para ajudar financeiramente uma cooperativa de crédito da Loja Maçônica Grande Oriente do Estado (GOEMT).