A Polícia Federal cumpre diversos mandados judiciais em Mato Grosso, nesta quarta-feira (25), no âmbito da 19ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os fatos ocorridos no dia 8 de janeiro passado, em Brasília (DF).
Ná época, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram alvos de degradação por pessoas inconformadas com o resultado das eleições de 2022 para presidente da República.
São cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Sorriso, Tangará da Serra, Sinop e Cáceres.
A operação foi desencadeada contra 12 investigados. Além de Mato Grosso, a operação ainda cumpre cinco prisões preventivas e outros mandados de busca e apreensão em Santos (SP), São Gonçalo (RJ) e em Brasília (DF). As ordens foram expedidas pelo STF.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais cumpridos. (Com informações da Assessoria da PF)