facebook instagram
Cuiabá, 13 de Junho de 2025

Justiça Estadual Segunda-feira, 07 de Março de 2022, 14:48 - A | A

Segunda-feira, 07 de Março de 2022, 14h:48 - A | A

ZEROU CASOS DE FEMINICÍDIO

Patrulha Maria da Penha acompanhou 3 mil mulheres em MT

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (7), foram recebidas pelo programa o total de 7.612 medidas protetivas de urgências; houve descumprimento da ordem judicial em 110 casos

Da Redação

A Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Mato Grosso não registrou nenhum caso de feminicídio entre as 3.177 mulheres acompanhadas pelo programa, no ano de 2021.

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (7), foram recebidas pelo programa o total de 7.612 medidas protetivas de urgências. Deste número, houve descumprimento da ordem judicial em 110 casos.

Ainda segundo o balanço, houve reincidência da violência doméstica e familiar em 123 casos, causando 96% de efetividade na prevenção de novos crimes contra as vítimas acompanhadas pelo programa.

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas, destacou o papel da Polícia Militar na execução do programa. A magistrada ainda mencionou que o TJMT possui um projeto chamado ‘Quebre o Ciclo’, em que a mulher vítima de violência doméstica pode acionar uma medida protetiva via aplicativo e ainda obter acompanhamento pela Patrulha Maria da Penha.

Em 2021, o programa ampliou a abrangência de 15 para 64 municípios no Estado, realizou 13.135 atendimentos, entre visitas solidárias às vítimas, encaminhamentos para outras instituições (como saúde, educação, serviço social e outros), além de palestras, lives, blitz educativas e capacitações.

A Patrulha Maria da Penha também visitou 2.500 homens monitorados e realizou a prisão de 45 agressores que descumpriram as medidas judiciais. (Com informações da Assessoria da Polícia Militar)