O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) concluiu os julgamentos dos processos de prestações de contas de todos os candidatos eleitos a cargos titulares em Mato Grosso nas eleições deste ano.
Até esta quarta-feira (14), o Pleno apreciou 34 prestações para a conclusão dos processos de eleitos antes da cerimônia de diplomação, que ocorre nesta quinta-feira (15).
As contas de campanha, entre candidatos titulares e suplentes eleitos somam 47. Mas todos que concorreram a algum cargo no pleito deste ano tiveram que prestar contas dos gastos. A apresentação dos relatórios também é condição para que os eleitos sejam diplomados pelo TRE.
Embora a desaprovação das contas não impeça o recebimento do diploma, foram priorizados os processos dos 24 deputados estaduais, 8 deputados federais, um senador e um governador. No caso de Mato Grosso, todos os eleitos apresentaram os comprovantes dos gastos com campanha.
O trabalho da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa) do TRE-MT, bem como dos integrantes do Pleno e da Procuradoria Regional Eleitoral, foi enfatizado pelo presidente do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, em várias ocasiões, ao longo dos julgamentos.
“O TRE-MT inovou este ano com a realização de fiscalizações concomitantes e de eventos de arrecadação, assim como na formação de um banco de precificação, que com certeza servirá de inspiração para outros Tribunais. Soma-se a isso a agilidade na apreciação destes processos, fruto do comprometimento dos juízes-membros que compõem o Pleno, dos servidores da Asepa, e da Procuradoria, tudo em prol do zelo pela correta aplicação de recursos públicos”. (Com informações da Assessoria do TRE)