facebook instagram
Cuiabá, 24 de Junho de 2025

Outros Órgãos Quinta-feira, 23 de Março de 2023, 14:57 - A | A

Quinta-feira, 23 de Março de 2023, 14h:57 - A | A

REGULAMENTOU CESSÃO

TRE autoriza o uso de urnas para eleições de Conselhos Tutelares

A Justiça Eleitoral ficará responsável exclusivamente pela parametrização das eleições de integrantes dos Conselhos Tutelares e pela preparação das urnas eletrônicas com os dados fornecidos pelas Comissões Eleitorais

Da Redação

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) publicou a Resolução n° 2.781/2023, que dispõe sobre os atos preparatórios e a organização das eleições dos membros dos Conselhos Tutelares nos municípios de Mato Grosso. A norma, publicada nesta quarta-feira (22), regulamenta a cessão de urnas eletrônicas para a realização do pleito.

O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, ressaltou que a resolução é algo inédito, em atendimento à solicitação do Ministério Público Estadual (MPE).

“Assim, será possível a realização da eleição em todo o estado de Mato Grosso, de forma informatizada, sem qualquer suspeita de ilegalidade, reforçando o quanto as urnas eletrônicas são confiáveis e ágeis”.

A Justiça Eleitoral ficará responsável exclusivamente pela parametrização das eleições de integrantes dos Conselhos Tutelares no sistema Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a urna eletrônica (GEDAIUE) e pela preparação das urnas eletrônicas com os dados fornecidos pelas Comissões Eleitorais, prestando o suporte técnico ao voto informatizado.

Regras e datas

Na Resolução nº 231, de 28 dezembro de 2022, o Conanda definiu a eleição mediante sufrágio universal e direto, pelo voto facultativo e secreto das eleitoras e dos eleitores do respectivo município, realizado em data unificada, a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao das eleições gerais.

Também recomendou a utilização de urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral ou, na sua impossibilidade, o empréstimo de urnas de lona.

As eleições ocorrerão no dia 1º de outubro de 2023 e as urnas eletrônicas e cabinas de votação devem ser devolvidas ao TRE-MT no período de um a cinco dias após a realização do pleito. (Com informações da Assessoria do MPE)