O Poder Judiciário de Mato Grosso disponibilizou, há cerca de quatro meses, o Balcão Virtual, que é uma plataforma de videoconferência que possibilita a comunicação, em tempo real, com os magistrados e servidores que atuam na primeira e segunda instâncias.
A nova funcionalidade possibilita que o advogado seja atendido em uma sala virtual pelos magistrados e servidores como se estivesse no balcão fisco das unidades judiciárias.
Os atendimentos são feitos mediante agendamento prévio junto aos assessores dos desembargadores e unidades. Para utilizar a ferramenta, basta clicar aqui.
O Balcão Virtual funciona durante o horário de expediente do Poder Judiciário das 13h às 19h.
A ferramenta foi criada por meio da Portaria 231/2021, assinada pela presidente do Tribunal de Justiça e permite o acesso imediato dos advogados, sem necessidade de agendamento prévio, à Secretaria Criminal Unificada, Secretaria Cíveis Unificadas, Secretaria Auxiliar da Presidência, Secretaria Auxiliar da Vice-Presidência, Secretaria do Órgão Especial e Departamento do Conselho da Magistratura.
“Os avanços seguem a linha da gestão, que busca atender a todos, mesmo que a pandemia dificulte o contato físico. Estamos mantendo o Judiciário de portas abertas para todos os cidadãos”, destacou a presidente do Judiciário mato-grossense, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, durante olançamento do Balcão Virtual.
Implantação nos Tribunais
A idealização do Balcão Virtual foi incentivada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida torna permanente o acesso remoto direto e imediato dos usuários dos serviços da Justiça às secretarias das Varas em todo o país.
A Ferramenta é uma solução simples e revolucionária que facilita muito a vida das pessoas. Embora seja um serviço permanente, o Balcão Virtual não substituirá o atendimento presencial nas secretarias das unidades judiciárias. (Com informações da Assessoria do TJMT)