facebook instagram
Cuiabá, 30 de Abril de 2025

Justiça Eleitoral Terça-feira, 29 de Abril de 2025, 11:03 - A | A

Terça-feira, 29 de Abril de 2025, 11h:03 - A | A

DE FORMA PROVISÓRIA

Serly recusa posse e Kono é convocado para ser vice e corregedor do TRE

A convocação do desembargador Mário Kono valerá até que o TSE decida sobre a situação de Serly Marcondes

Lucielly Melo

Embora tenha sido reconduzida aos cargos de vice-presidente e corregedora regional eleitoral, a desembargadora Serly Marcondes não tomará posse até que haja uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral.

Com isso, o desembargador Mário Kono foi convocado para assumir as funções, de forma provisória.

Nesta terça, o Pleno do TRE acabou elegendo o desembargador Marcos Machado como presidente.

A escolha por Machado ocorreu após o Pleno do TRE analisar uma questão levantada por Serly, que pretendia suspender o pleito para que ela obtivesse a ascensão automática à Presidência.

A magistrada chegou a judicializar o caso no TSE, que, por sua vez, mandou o TRE se manifestar antes de proferir qualquer decisão.

"Eu tomei posse como membro deste plenário, no cargo de juiz-membro. Não posso assumir enquanto não houve decisão do TSE. É uma infração, até que o TSE, através da corregedora, se manifeste. Me recuso agora, neste momento [tomar posse], até que esta decisão venha", disse Serly.

Os juízes-membros analisaram e concluíram que não havia nenhum óbice para que o pleito fosse realizado. Assim, fizeram a votação numa urna eletrônica, cujo resultado foi divulgado na sessão desta terça-feira (29).

As manifestações e teses apresentadas pelos membros da Corte do TRE para fundamentar a eleição serão encaminhadas ao TSE.

A sessão do TRE foi conduzida pelo magistrado mais antigo da Corte, o juiz Edson Dias Reis.