O Serviço de Atendimento Imediato (SAI), que atua para formação de acordo extrajudicial entre envolvidos em acidentes de transito sem vítimas (lesão corporal ou morte) em Cuiabá e Várzea Grande, está em funcionamento.
As ações chegaram a ser suspensas no início da pandemia da Covid-19, mas logo depois foram retomadas.
O Serviço é válido apenas para os envolvidos em acidentes de trânsito particulares. O SAI não atende ocorrências em que veículos oficiais e de órgãos públicos estejam envolvidos.
Ao ligar, é preciso informar o nome completo e telefones de contato dos envolvidos, o local do acidente, além das marcas, número das placas e cores dos veículos. O SAI atende gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Após ser acionada, a equipe do SAI, instalada em uma van, se desloca até o local do acidente. É dentro dessa van que o atendimento aos envolvidos no acidente é realizado. Se houver acordo, a questão é encaminhada para o Juizado Especial para homologação. Isso vai gerar um título executivo judicial, que pode ser utilizado caso uma das partes não cumpra o combinado. Mas se não haver consenso, é lavrado um termo de ocorrência para que as partes possam buscar o Juizado Especial, se tiverem interesse.
O telefone do SAI é: (65) 99982-8282 ou (65) 99982-8383. (Com informações da Assessoria do TJMT)