O advogado e assessor jurídico da Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de Mato Grosso, Getúlio Pedroso da Costa Ribeiro, foi o mais votado dos sete candidatos ao cargo de ouvidor-geral da instituição.
A eleição realizada na manhã desta sexta-feira (12), na sede administrativa do órgão, no Centro Político Administrativo (CPA), contou com o voto de representantes de 70, das 76 entidades civis habilitadas para a escolha.
Dos 70 votos, Getúlio recebeu 59. Na sequência, com 37 votos, ficou o tecnólogo Júlio César Mendes da Silva e em terceiro, o psicólogo Breno Soares França Signori, que recebeu 34 indicações.
Agora, os nomes serão encaminhados para o Conselho Superior da Defensoria Pública, formado por 12 integrantes votantes, que, na próxima sexta-feira (19), questionará os três em sabatina. Após a sabatina, um deles será escolhido, por voto nominal e oral, para exercer o cargo.
A Resolução n° 145/2022, que estabelece as regras para a eleição do ocupante do cargo no biênio 2023/2024, registra que em caso de empate, "terá preferência o candidato que tiver obtido maior votação das Entidades da Sociedade Civil, e, permanecendo o empate, será escolhido o candidato de mais idade". (Com informações da Defensoria Pública)