facebook instagram
Cuiabá, 18 de Maio de 2024
logo
18 de Maio de 2024

Trabalhista Quarta-feira, 10 de Abril de 2024, 14:35 - A | A

10 de Abril de 2024, 14h:35 - A | A

Trabalhista / INAUGURAÇÃO

3ª Vara do Trabalho passa a funcionar em Sinop a partir desta quarta

Com o crescimento da cidade, seja em números populacionais ou econômicos, houve aumento significativo das demandas trabalhistas

Da Redação



Como resultado de um estudo sobre as necessidades da sociedade e comunidade jurídica, a Justiça do Trabalho em Mato Grosso instalou nesta quarta-feira (10) a 3ª Vara do Trabalho de Sinop. Localizada na região Norte, a cidade possui as duas varas trabalhistas com maior movimentação processual do estado.

Em 2023, foram ajuizados cerca de 2,5 mil processos nas duas Varas do Trabalho de Sinop, fazendo com que elas ocupassem a 2ª e 3ª posição no volume de movimentação em Mato Grosso. Foram 6.500 causas trabalhistas em tramitação na cidade no ano passado, número maior que o de unidades da capital. Também foram realizadas cerca de 3 mil audiências, o que representa 8% do total de audiências trabalhistas realizadas em todo o estado.

Com o crescimento da cidade, seja em números populacionais ou econômicos, houve aumento significativo das demandas trabalhistas. Segundo o juiz titular da recém-instalada 3ª Vara de Sinop, Müller da Silva, a nova unidade vai auxiliar na solução desses conflitos. “Vai contribuir muito para a sociedade, fazendo com que os conflitos trabalhistas sejam solucionados ou conciliados de forma mais rápida”.

Conforme o magistrado, Sinop possui uma diversidade de demandas trabalhistas que abrange o setor do comércio, da indústria e ações que envolvem entes públicos. “Isso demonstra a pujança nos diversos setores econômicos do município. O que faz com que, inclusive, seja mais difícil julgar essas demandas, porque não são casos repetitivos”.

Transferência

Com a transferência da Vara do Trabalho de Colíder para Sinop, a jurisdição dos municípios de Colíder, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Nova Santa Helena passa a ser da Vara do Trabalho de Peixoto de Azevedo.

A Vara do Trabalho de Colíder funciona agora como unidade itinerante. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT) enfatizou que a implementação da Vara itinerante assegura que os cidadãos de Colíder continuem a receber atendimento jurisdicional de qualidade, com toda atenção e dedicação que merecem.

“A sociedade de Colíder continua sendo uma prioridade para a Justiça do Trabalho. Esta medida reflete nosso compromisso inabalável com a justiça e a igualdade, garantindo que ninguém seja deixado para trás no acesso aos seus direitos trabalhistas”, afirmou.

A presidente explicou ainda que a decisão de remanejar a Vara do Trabalho de Colíder para Sinop foi tomada após análise da movimentação processual e da distribuição de força de trabalho. “Nossa missão é garantir que a Justiça do Trabalho esteja mais acessível e próxima de onde sua presença é mais necessária, e a instalação desta terceira Vara em Sinop é um passo decisivo nessa direção”.

Reforma

A instalação de mais uma unidade no Fórum Trabalhista desembargador Geraldo de Oliveira, em Sinop, foi viabilizada pela reforma entregue em dezembro do ano passado. A obra adequou os espaços e criou mais duas salas de audiências, totalizando quatro salas para atender as três varas.

Em razão do teletrabalho adotado pela Justiça do Trabalho para parte dos servidores, o espaço que antes era usado pela 2ª Vara será compartilhado pela equipe da 3ª Vara. Pelo atual modelo, o Fórum Trabalhista de Sinop está preparado para receber ainda mais uma vara, caso o crescimento da cidade justifique isso no futuro. (Com informações da Assessoria do TRT-MT)