facebook instagram
Cuiabá, 18 de Maio de 2024
logo
18 de Maio de 2024

OAB Quarta-feira, 03 de Janeiro de 2024, 15:04 - A | A

03 de Janeiro de 2024, 15h:04 - A | A

OAB / NOTIFICAÇÃO DA OAB-MT

Bancos devem cumprir decisão do CNJ e aceitar certidões do PJE

Deve ser considerada válida a apresentação de certidão eletrônica automática pelo PJe para levantamento de precatórios

Da Redação



A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) encaminhou, nesta terça-feira (2), uma notificação recomendatória à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil para que as instituições cumpram decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no que se refere a aceitação das certidões do Processo Judicial Eletrônico (PJE) para levantamento de precatórios e RPVs.

A decisão do CNJ foi publicada no dia 29 de dezembro, quando o órgão deferiu provimento antecipatório em pedido com tutela de urgência em Procedimento de Controle Administrativo realizado pelo Conselho Federal da OAB e demais Seccionais.

Assim, foram suspensos os efeitos de decisão do Conselho da Justiça Federal (CJF), a qual orientava bancos a não aceitarem certidões emitidas pelo sistema PJe para levantamento de precatórios ou RPVs e impedia o cumprimento de orientação administrativa divergente dada por qualquer unidade judiciária.

Agora, deve ser considerada válida a apresentação de certidão eletrônica automática pelo PJe, cuja autenticidade possa ser verificada.

“A notificação recomendatória tem o objetivo de reforçar a decisão do CNJ e solicitar que as instituições financeiras a cumpram, uma vez que a exigência anterior foi considerada ilegal e violadora de prerrogativas profissionais e já recebemos relatos de advogados que já foram impedidos de efetivar o levantamento de precatórios e RPVs”, reforçou a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso. (Com informações da Assessoria da OAB-MT)