Da Redação
O eleitor tem até o próximo dia 6 de maio para regularizar pendências com a Justiça Eleitoral e evitar o cancelamento do título. Isso porque faltam apenas nove meses para as eleições para a escolha de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos dos municípios brasileiros.
Em maio do ano passado, a Justiça Eleitoral cancelou mais de 2,4 milhões de títulos de eleitores em situação irregular. O documento é suspenso quando o cidadão deixa de votar e de justificar a ausência às urnas por três eleições consecutivas. Cada turno de um pleito é considerado, para tanto, uma eleição diferente.
A regularidade do título é uma exigência para obter diversos outros documentos. Por isso, o ideal é evitar o cancelamento do título, normalizando o quanto antes a situação no cartório eleitoral.
Se tiver o título cancelado, para regularizar essa situação, o eleitor deverá comparecer a um cartório eleitoral, apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante de residência e preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE). Em seguida, deverá pagar multa no valor de R$ 3,51 por turno que tenha faltado à votação.
O prazo final para emissão do título, alteração de dados cadastrais e transferência do domicílio eleitoral também será no dia 6 de maio. (Com informações da Assessoria do TSE)