facebook instagram
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
logo
26 de Abril de 2024

Administrativo Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019, 09:15 - A | A

14 de Fevereiro de 2019, 09h:15 - A | A

Administrativo / NOVA GESTÃO

TJ elege Gilberto Giraldelli e Sebastião Barbosa para assumirem comando do TRE

A eleição foi feita na manhã desta quinta-feira (14), durante sessão administrativa

Lucielly Melo e Antonielle Costa



O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) elegeu os desembargadores Gilberto Giraldelli e Sebastião Barbosa Farias para assumirem o comando do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), nos próximos dois anos.

A eleição foi feita na manhã desta quinta-feira (14), durante sessão administrativa.

Giraldelli saiu na frente com 15 votos, apenas um a mais do que seu colega Barbosa, que obteve 14 votos.

Eles concorreram à presidência do TRE juntamente com Sebastião de Moraes (8 votos), Rui Ramos (1 voto), Pedro Sakamoto (3 votos) e Maria Aparecida Ribeiro (11 votos).

Segundo fontes do Ponto na Curva, a tendência é de que Giraldelli assuma o posto de presidente do órgão, enquanto Barbosa fica com a vaga de vice-presidente e corregedor eleitoral.

Mas, a escolha de quem assumirá as funções será feita após a posse dos cargos, que está marcada para o próximo dia 14 de abril.

Eles assumem em substituição aos desembargadores Márcio Vidal (presidente) e Pedro Sakamoto (vice-presidente e corregedor eleitoral). 

Juiz membro substituto

O Pleno ainda aproveitou para definir Rui Ramos como juiz membro substituto, categoria desembargador, para atuar na Corte Eleitoral.

Composição do TRE

A Corte do TRE é composta por sete juízes membros efetivos, sendo dois desembargadores (escolhidos dentre os membros do Tribunal de Justiça de Mato Grosso), dois juízes de Direito (também escolhidos pelo TJ), um juiz federal (escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região); e dois advogados (indicados pelo TJMT e nomeados pelo presidente da República, escolhidos pelo notável saber jurídico e idoneidade moral).