facebook instagram
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
logo
26 de Abril de 2024

Penal Quarta-feira, 10 de Outubro de 2018, 09:44 - A | A

10 de Outubro de 2018, 09h:44 - A | A

Penal / “TORRE DE BABEL”

Polícia Civil do DF cumpre mandados em MT contra organização criminosa

A operação investiga uma suposta organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, roubo, furto e desvio de carga no Distrito Federal, em Mato Grosso, Pernambuco, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Paraná

Da Redação



Em uma megaoperação deflagrada nesta quarta-feira (10), a Polícia Civil do Distrito Federal cumpre 72 mandados de busca e apreensão, 42 de prisão preventiva e seis de prisão temporária em várias cidades do país.

A operação, chamada de Torre de Babel, investiga uma suposta organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, roubo, furto e desvio de carga no Distrito Federal, em Mato Grosso, Pernambuco, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Paraná.

O operação começou com a investigação de "Toninho do Pó", suspeito de liderar um grupo criminoso dedicado ao tráfico de drogas.

Ao final, a polícia descobriu tratar-se de uma organização criminosa interestadual "dedicada não apenas à traficância, mas também a roubos, furtos e desvios de cargas, posteriormente revendidas em cidades de seis estados brasileiros, além do Distrito Federal", de acordo com a Polícia Civil do DF.

Dada a complexidade de atuação do grupo criminoso, a polícia desmembrou a investigação em dois inquéritos. Um deles tramitou na Vara Criminal de Recanto das Emas e o outro, na 1ª Vara de Entorpecentes de Brasília.

De acordo com a investigações, o líder da organização contava com o apoio de dois "braços" para praticar roubos e furtos de cargas. Eles teriam recrutado motoristas e falsificado as notas fiscais dos produtos roubados, além de registrado falsas ocorrências de roubo e furto de carga.

Na outra frente de atuação, "Toninho do Pó" recebia ajuda de um homem que, segundo a polícia, mantinha "vigorosa atuação na seara do tráfico de drogas".

Torre de Babel

O nome da operação refere-se à grande quantidade de cidades alvos da atuação do grupo criminoso e, também, ao grande número de forças mobilizadas para desarticular o esquema. (Com informações do G1)