facebook instagram
Cuiabá, 26 de Abril de 2024
logo
26 de Abril de 2024

Empresarial Quarta-feira, 07 de Novembro de 2018, 08:03 - A | A

07 de Novembro de 2018, 08h:03 - A | A

Empresarial / após 18 anos

Juíza determina avaliação de bens e falência da Olvepar caminha para o final

Para o trabalho foi nomeado o engenheiro agrônomo, Carlos Augusto Arantes. Ele deve apresentar em breve os laudos de avaliação dos 59 bens imóveis, distribuídos entre os Estados de Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina

Da Redação



Em falência desde 2002, o processo que envolve a Olvepar S/A - Indústria e Comércio se aproxima do fim.

Isso porque, após apresentação do Quadro Geral de Credores pela Síndica Trust Serviços Administrativos – Eireli, por determinação judicial, apontando um passivo de mais de R$ 550 milhões de reais, a juíza Anglizey Solivan de Oliveira, da 1ª Vara Cível de Cuiabá (Especializada em Falências e Recuperação Judicial), deu início a fase de avaliação.

Para o trabalho, foi nomeado o engenheiro agrônomo, Carlos Augusto Arantes. Ele deve apresentar em breve os laudos de avaliação dos 59 bens imóveis, distribuídos entre os Estados de Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina.

Além disso, a falida possui em seu acervo direitos e outros títulos negociáveis, neles incluindo ações e direitos da Olvepar, cujos efeitos da falência foram estendidos por decisão judicial. Bens estes que também devem ser objeto de avaliação, a ser realizada pela empresa Pax Consultoria Empresarial, nomeada nos autos em 24 de setembro.

Até a apresentação dos laudos, o processo segue com análise dos créditos impugnados, com o objetivo de consolidar o Quadro Geral de Credores, que tem por finalidade definir o real passivo da massa falida.

A magistrada classifica como importante essa etapa, para que no próximo passo seja alcançado o melhor resultado, podendo assim abranger a satisfação do maior número de credores, respeitada a ordem de pagamento que se inicia pelas dívidas trabalhistas, seguidas dos fiscais, garantia real e por fim os quirografários, que são aqueles que não possuem garantia.

Próxima etapa

Concluída a fase de avaliação e definido o passivo da massa falida, será então iniciada a etapa de realização dos bens arrecadados para pagamento do passivo falencial.

Com esse avanço, a expectativa é que a falência da Olvepar seja finalmente conduzida para o seu encerramento.

Histórico

A Olvepar é uma sociedade empresarial que atuava no setor de industrialização e comercialização de soja e seus derivados.

Teve seu pedido de concordata rescindido, com consequente decretação de sua falência em sete de agosto de 2002, e, após mais de 18 anos de tramitação do processo, iniciado no ano de 2000, avança uma importante etapa em direção ao encerramento do processo.